08 abr Panelas: como higienizá-las e armazená-las da forma certa sem causar avarias
Uma cozinha bem equipada e pronta para atender a qualquer tipo de refeição conta com a presença de diversas panelas.
Porém, assim como qualquer outro item desse cômodo, as panelas exigem mais atenção na hora de higienizá-las e armazená-las.
O motivo para isso é que como se trata de um item usado para preparar refeições, elas devem estar sempre em bom estado e longe de possíveis fontes de contaminação e pragas.
Apesar de serem um objeto presente em todas as residências, muitas pessoas acabam demonstrando certo tipo de dificuldade no momento de realizar a higienização das panelas.
As panelas apresentam uma sujeira mais intensa, além de possuírem um grande acúmulo de gordura, que dificulta ainda mais sua limpeza.
Algumas dicas podem ajudar a facilitar no momento de limpar as panelas em casa:
Panelas de inox: usando o lado macio da esponja e detergente, já é suficiente para retirar todos os resíduos da panela.
Se ela possuir restos de comidas grudados nela, basta colocar um pouco de água quente com sabão na sujeira e esperar amolecer.
Após sua lavagem, o ideal é que ela não seja deixada secando no escorredor, isso porque a água da torneira pode conter cloro, e o contato dela com a panela pode acabar manchando e escurecendo o objeto.
Portanto, ao fim da lavagem, seque a panela com papel toalha e guarde-a.
Panela de ferro: se as suas panelas de ferro necessitam de uma limpeza mais profunda, utilize sabão neutro, pois o detergente pode acabar sendo retido no fundo delas.
As esponjas abrasivas também não devem ser usadas para limpar panelas de ferro, já que o contato desse tipo de material acaba retirando a camada protetora do objeto.
A forma ideal de secar uma panela de ferro é esquentando-a até que a umidade nela evapore, evitando que enferruje.
Se for necessário retirar resíduos grudados, coloque a panela no fogo alto com um pouco de sal dentro dela, depois de alguns minutos esfregue a sujeira com papel toalha.
Panelas de alumínio: para lavar esse tipo de panela os detergentes e esponjas não abrasivas podem ser usados.
Assim como para as panelas de inox, para retirar os resíduos, use água quente e sabão.
Por conta do fato do alumínio oxidar com o contato da água, as panelas desse tipo podem acabar adquirindo um aspecto desagradável com o passar do tempo, mesmo quando estão limpas.
Para que esse tipo de desgaste seja atrasado, utilize palhas de aço ou saponáceos para finalizar a limpeza em último caso.
Panelas de vidro temperado: as esponjas abrasivas não são indicadas para limpar esse tipo de panela, isso porque elas enfraquecem o objeto e o deixam mais suscetível a rachaduras quando expostas a altas temperaturas.
Para limpar manchas insistentes, mistura água com detergente e leve a panela ao fogo por alguns minutos.
Se o vidro começar a ficar fosco, faça o mesmo processo substituindo a mistura por vinagre.
Panelas de cerâmica: de todos os tipos de panelas, esse é mais fácil de limpar. Basta usar água morna e uma esponja macia.
A água remove a gordura com muita facilidade e esse tipo de esponja não arranha o revestimento de cerâmica.
Usar detergente ou sabão não é necessário, mas também não é proibido.
Para retirar manchas de queimado, deixe a panela de molho em água morna após ser lavada.
Panelas de barro: por conta da mudança de temperatura brusca poder acabar danificando o barro, esse tipo de panela deve ser lavado apenas em temperatura ambiente.
Com uma esponja macia e sabão neutro, lave as panelas sem nenhum tipo de problema. Assim que terminar de lavar, seque-a e guarde em um local arejado e longe da umidade.
Se a panela possuir manchas difíceis de sair, coloque-a de molho por algumas horas em água (quantidade suficiente para cobrir o local onde a sujeira está) e três colheres de bicarbonato de sódio.
Com essa técnica toda a sujeira presa na panela sumirá, além de a mistura também remover maus odores.
As panelas devem ser periodicamente limpas?
Sim. Se você possui panelas guardadas a mais de 15 dias nos armários, tire-as para limpar, de preferência com água e sabão.
Isso porque mesmo dentro dos armários, as panelas podem acabar recebendo poeira e pragas que podem acabar estragando-as.
Portanto, mantê-las sempre limpas ajuda a prevenir que elas acabem tendo um tempo de vida útil menor do que o esperado.
O ideal é que mesmo as panelas usadas freqüentemente sejam lavadas antes do uso, para evitar que a comida seja feita em um ambiente sujo, principalmente aquelas que são guardadas em lugares expostos na cozinha.
Mesmo quando são sempre usadas, as panelas acabam recebendo a poeira e sujeira que podem entrar por janelas e portas da casa.
Como organizar as panelas em casa?
As panelas são itens indispensáveis na cozinha e elas acabam ocupando grande parte dos armários e espaços disponíveis nesse cômodo da casa.
Por conta disso, é muito importante sabermos organizá-las, para que, além de evitar que elas acabem ocupando mais espaço do que deveria na cozinha, essa prática também ajuda a otimizar o tempo no momento de encontrar as panelas necessárias.
Algumas idéias podem ajudar no momento de organizar as panelas em casa:
1. Porta-toalhas: os ganchos do porta-toalhas são ótimos para encaixar os cabos das panelas e mantê-las penduradas e sempre á mão.
Se o porta-toalhas que possuir não conseguir comportar toda a sua coleção de panelas, opte por pendurar apenas aquelas que você usa com mais freqüência.
Outra opção é pendurar as panelas mais bonitas ou aquelas que possuem desenhos, com finalidade de compor a decoração do ambiente.
2. Painel Pegboard: se você gosta de uma decoração mais moderna e sem muitas cores, opte pelo painel pegboard.
A idéia é pendurar as panelas e utensílios de cozinha em um painel igual aos usados para comportar ferramentas.
Esse tipo de opção dará um toque especial para a decoração, além de manter as panelas sempre á disposição no momento de cozinhar.
3. Armários de panelas: se você possui uma cozinha tradicional, composta por eletrodoméstico e um armário completo, opte por usar uma parte dele para comportar apenas as panelas.
Use as prateleiras para acomodar as panelas de todos os tamanhos, mantendo-as longe dos outros utensílios e facilitando sua localização quando elas forem necessárias.
Uma boa dica é guardar as panelas já com suas respectivas tampas, evitando a perda de tempo para procurá-las quando precisarem ser usadas.
4. Gaveteiros fundos: outro bom lugar para guardar suas panelas são gaveteiros fundos. Eles podem ser feitos sob medida ou já incluídos nos armários da cozinha.
Por disporem de um grande espaço, eles conseguem suportar os mais diversos tamanhos e tipos de panelas, mantendo-as todas juntas e com fácil acesso.
5. Ganchos para tampas: se você tem um espaço limitado para guardar as panelas e isso te obriga a acomodá-las umas dentro das outras, impedindo que a tampa fique junto, use ganchos internos nas portas dos armários.
Dessa forma, você pode guardar suas panelas da forma necessárias, sem separá-las das tampas, que ficarão expostas na porta do armário.
6. Pendure as panelas acima do fogão, da pia ou do balcão: se você não possui muito espaço nos armários e gosta do toque especial que as panelas dão para a decoração, opte por pendurá-las em ganchos instalados acima da linha do fogão, da pia ou do balcão.
A intenção é manter as panelas sempre á mão, combinando-as com toda a decoração da sua cozinha.
Apenas atente-se ao instalar os ganchos, pois eles devem ter a altura perfeita para você, evitando que as panelas batam na cabeça das pessoas, porém nem tão altas, para que não seja complicado de alcançá-las.
7. Embaixo da pia: se você possui uma pia com um bom espaço, sem nenhuma utilização, você pode adaptar esse local para comportar as panelas de casa.
Guardá-las embaixo da pia ajuda a mantê-las organizadas, junto das suas respectivas tampas, facilitando o acesso no momento de cozinhar.
Como organizar grandes quantidades de panelas sem superlotar a cozinha?
É muito comum que as pessoas acabem tendo diversos jogos de panelas, mesmo quando não se tem necessidade.
Porém, como tudo na vida, o excesso pode ser muito ruim no momento de manter a casa organizada a todo o momento.
O primeiro passo para quem tem uma grande quantidade de panelas é o desapego, olhe e avalie todas as que você possui, aquelas mais velhas, com o fundo gasto, sem serventia, podem ser jogadas fora. Já aquelas panelas novas ou semi-novas, que você nunca usa, podem ser doadas.
O importante é fazer toda a limpeza nas panelas, mantendo apenas as peças novas e mais utilizadas no armário.
Após a limpeza, já será possível ver como a bagunça aparente diminuiu, dando mais espaço para aquelas panelas que realmente devem ficar.
O próximo passo é guardá-las, seguindo a listagem descrita acima no texto.
Se você possui uma cozinha espaçosa, com armários volumosos, opte por separar as panelas por tipos (como por exemplo: frigideiras, caçarolas, com alças, etc.) e guardá-las em gavetas especificas para cada categoria de panela.
Sem Comentários