13 jul Plantas: elas podem compor a decoração e trazer um aspecto de tranquilidade para o lar
As plantas são muito queridas para a grande maioria das pessoas e muitas delas acreditam que esse tipo de ser pode ser responsável por atrair um clima mais agradável na casa em que elas são cultivadas.
Além disso, as plantas são muito versáteis e podem facilmente se encaixar em qualquer cômodo ou ambiente da nossa casa ou até mesmo no nosso escritório.
Existem dezenas de espécies de plantas e, dentre elas, você pode encontrar aquelas que se adaptam aos ambientes internos e até mesmo aquelas que não exigem tanto sol ou água.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que elas podem ser usadas para compor a decoração da sua casa, combinando com os objetos decorativos que já possuímos.
Para isso, basta que você escolha aquela que mais combina com a sua casa e com a decoração do ambiente que ela será usada para compor.
Entretanto, antes de escolher qual a planta ideal para sua casa, você deve averiguar as condições de luz, temperatura e umidade de cada um dos cômodos, principalmente daqueles que você deseja ter esse tipo de decoração.
Outro ponto importante é verificar qual o espaço disponível que o cômodo possui para saber qual o tamanho da planta que você pode ter.
Por que optar por decorações com plantas?
Além dos móveis e outros objetos decorativos, ter plantas em casa é uma idéia muito interessante, pois elas podem levar mais cor e volume para o ambiente.
Porém, as plantas como decorações apresentam muitas outras vantagens que nem sempre conhecemos. Algumas delas são:
• As plantas deixam o ambiente mais aconchegante: mesmo se a sua casa já for consideravelmente aconchegante, se você possuir uma planta, ela com certeza deixará ainda mais.
Se já é possível ter noção desse tipo de coisa quando vemos uma imagem de plantas, imagina quando temos uma pessoalmente.
Além da aparência, as plantas deixam um aroma de natureza em casa, o que pode ser um calmante natural para algumas pessoas e até mesmo um tipo de anti-estresse para os dias mais corridos e cansativos.
• Elas garantem uma maior tranqüilidade: quando temos uma plantinha para cuidar, precisamos dar uma pausa na nossa rotina para fazer isso, o que acaba ajudando a desacelerar nossa vida.
O crescimento de uma planta respeita um tempo próprio, o que nos faz aprender a ter mais calma e canalizar a nossa ansiedade do dia a dia, já que temos que nos conectar com esse ritmo mais tranqüilo.
• Aprendemos a cuidar de outro ser: as plantas são seres vivos que necessitam da nossa atenção para que possam sobreviver em casa, já que necessitam de água periodicamente e de luz solar.
Por conta desse cuidado, aprendemos a nos dedicar a outro ser, o que nos torna mais atenciosos e dispostos a ajudar.
Esse tipo de contato também pode ajudar pessoas que acreditam ter problemas para tomar conta de outro ser vivo o que pode se tornar algo muito positivo na sua vida.
Quais são as melhores plantas para cultivar em casa?
Como dito antes, uma das principais características que sua casa precisa possuir é a luz solar e você precisa ficar atento em saber que horas esse sol bate no cômodo, pois algumas plantas precisam apenas da luz da manhã, que é mais fraca.
A rega da planta também irá variar de acordo com a espécie, pois algumas exigem mais água do que as outras para crescer.
Portanto, tenha em mente quantas vezes por semana você terá tempo para regar as suas plantinhas, isso também te ajudará a determinar qual espécie escolher.
Tendo essas informações em mente, já é possível escolher a planta ideal para você.
Para te ajudar nesse momento, temos alguns exemplos de quais são as melhores plantas para se ter dentro de casa.
• Marantas: essa espécie possui muitas variações e, além dos seus tons em verde, ela também possui tons como o rosa e o roxo.
Essas plantas devem ser cultivadas à meia-sombra, o que quer dizer que se expô-las à luz solar direta, elas ficarão descoloridas, com as pontas secas e enroladas.
Durante o dia, suas folhas ficam na posição horizontal, enquanto recebem os raios solares. Já no caso da noite, as folhas se posicionam em pé. Por conta desse tipo de movimentação, essa planta também recebe o nome de rezadeira.
Uma forma de saber se essa planta não está recebendo a luz adequada, é observar se ela abaixa suas folhas no período da manhã. Se isso não ocorrer, quer dizer que ela precisa de um local mais iluminado.
O solo da planta deve ser mantido úmido, sem encharcar. Deve-se também borrifar as folhas com água em dias mais secos. Já no inverno, as regas podem ser mais espaçadas.
• Antúrio: essa planta não requer sol direto para se desenvolver e possui flores em seu corpo de diversas cores como o vermelho, o branco, o roxo ou o rosa. Com folhas em formato de coração, essa planta se desenvolve com facilidade em um local bem iluminado.
Os raios solares diretos podem fazer com que as folhas dessa planta acabem queimando, ficando secas e marrons.
É preciso manter o solo da planta sempre úmido, diariamente. Porém, deve-se evitar que seja encharcado, pois suas raízes podem acabar apodrecendo.
• Joboia: uma planta acostumada a viver sob a sombra de outras plantas, a jibóia é de clima tropical e para que ela cresça de forma saudável, é muito importante que o seu solo seja rico em matéria orgânica.
Suas regas devem ser feitas de forma freqüente e ela precisa de calor e uma boa luminosidade. Essa planta pode ser cultivada em um pendente ou de forma que ela se agarre a um apoio e suba como uma trepadeira.
Como usar as plantas na decoração
Como dito antes, as plantas são muito mais que seres que ficam parados na sua casa, apenas preenchendo espaço. Elas podem facilmente combinar com os mais diversos tipos de decorações que o cômodo pode ter.
• No chão: se você quer ter uma planta de chão, as melhores opções são os vasos grandes que podem ter diversas estampas e cores, que facilmente combinarão com a decoração da casa.
• No teto: é possível usar as plantas em casa, presas no teto do cômodo. Basta que você encontre um vaso pendente e acomode sua planta favorita nele.
• Na estante: você pode usar pequenos vasos para compor a sua estante e enfeitar um cômodo ou mais. Tenha preferência para plantas choronas como as samambaias, as jibóias e os filodendros roxos.
• Na escada: para escadas abertas, você pode utilizar bonsais e cactos pequenos em cada um dos degraus, deixando-a completamente enfeitada.
Em quais cômodos posso colocar plantas?
As plantas são super versáteis e podem compor diversos ambientes da nossa casa, independente do nosso estilo e do restante da decoração que o cômodo possui.
Alguns exemplos são:
Na sala de estar: as plantas podem ser colocadas ao lado do sofá, seja ele de uma cor mais neutra ou mais colorida. Independente do tom, a planta deixará o ambiente mais vívido.
Elas também podem ser posicionadas ao lado da TV em vaso grande ou em cima do rack, nas versões menores.
Varanda: esse é o ambiente mais comum para receber plantas, principalmente em apartamentos.
Elas darão mais vida para esse espaço, que muitas vezes é pequeno demais para comportar móveis. Além disso, elas podem ser as únicas decorações da sua varanda.
Cozinha: no caso das cozinhas, os vasos em tamanhos menores são as opções muito mais bem vindas. Isso porque você pode colocá-las em cima do balcão ou no parapeito da janela.
Em casos de cozinhas grandes, que possuem cantos vazios, você pode optar por um vaso de chão maior, com cores e tons que remetem á decoração do local.
Quarto: esse é o cômodo mais versátil para as plantas, já que o ideal é manter o estilo do dono do cômodo.
As plantas são muito bem vindas em todas as suas versões, sejam elas grandes, para serem colocadas no canto do quarto ou ao lado da janela ou pequenas que podem ser acomodadas em cima dos móveis ou no parapeito da janela.
Os vasos pendentes também podem dar muito charme ao quarto, basta pendurá-los em um canto ou ao lado da cama, por exemplo.
Banheiro: apesar de serem incomuns, as plantas podem ser colocadas em grandes vasos no cômodo, caso ele tenha bastante espaço.
Porém, é mais provável que você se sinta mais á vontade para ter pequenos vasinhos em cima da pia ou do armário do banheiro.
Escritório: se você tem um escritório em casa e quer ter plantinhas nele, não se preocupe, elas também podem fazer parte de uma ambiente mais sério.
Vasos grandes ao lado da mesa ou da porta podem dar um aspecto mais poderoso para o local. Mas, se você prefere um clima mais casual, opte por pequenos cactos e suculentas em cima da mesa ou ao lado do computador.
Sem Comentários