Porta revistas: em casa ou em ambientes comerciais eles nunca saíram de moda!

porta revistas

Porta revistas: em casa ou em ambientes comerciais eles nunca saíram de moda!

O porta revistas ou revisteiro são peças muito utilizadas, principalmente em ambientes comerciais, para organizar e acomodar revistas e livros.

Muito vistos em salas de espera, cantos de leitura e banheiros, eles fazem parte da decoração, sem que o ambiente fique desorganizado.

Existem diversos modelos, tamanhos e cores de porta revistas disponíveis no mercado e isso permite que qualquer tipo de ambiente possa receber um deles sem causar estranheza na composição.

Se você é o tipo de pessoa que acaba guardando suas revistas em armários, prateleiras ou acaba deixando-as sempre espalhadas pelos cantos da casa, esse é o post perfeito para que mude de idéia e tenha o seu próprio porta revistas.

O revisteiro é um local onde devemos guardar apenas aquelas revistas que lemos com uma freqüência maior, das quais não possuem nenhuma necessidade de serem colocadas em prateleiras ou caixas.

 

porta revistas

 

Como escolher o que deve ser colocado no porta revistas?

Uma boa forma de definir quais serão as revistas guardadas no revisteiro, é fazendo uma limpa em todas as que você possui.

Isso porque você selecionará apenas aquelas que você realmente gosta de ler, evitando que o espaço seja ocupado por revistas sem serventia.

O ideal é que você faça uma limpa nas revistas que possui em casa, separando em categorias:

• As que são mais recentes e que você gosta de ler;

• As mais antigas, mas que você deseja guardar;

• As revistas sem serventia.

Todas as revistas que você definir que não lerá mais devem ser jogadas fora ou doadas, já que elas apenas acabarão ocupando espaço.

Já as que você definir que são antigas, mas que possuem assuntos interessantes que gosta de ler, guarde-as em prateleiras ou armários, para que não fiquem espalhadas pela casa.

As revistas que forem novas e que tenham conteúdos que você se interessa podem ser colocadas no porta revistas.

O ideal é que a troca das revistas seja feita periodicamente, já que você acabará cansando de ler as mesmas por muito tempo.

Se a idéia é guardar livros no revisteiro, mantenha apenas aqueles que você já está lendo, deixando os outros na prateleira, já que ocupam um espaço maior do que as revistas.

Como escolher o porta revistas perfeito?

Assim como qualquer outra peça da sua casa ou escritório, o porta revistas deve ser escolhido de acordo com a decoração do local, para que o objeto não acabe causando uma confusão visual no cômodo.

Opte por versões que possuam o mesmo material ou paleta de cores do restante do cômodo, dessa forma você terá um item decorativo que combinará com os objetos que você já possui.

É possível encontrar revisteiros de chão, de parede ou até mesmo embutidos em móveis e mesas.

Antes de escolher o modelo, defina em qual parte da casa ou escritório a peça será colocada, para evitar que ela não se encaixe ou não sirva em nenhum lugar.

O ideal é que você saiba combinar a sua necessidade com o estilo do ambiente em que deseja posicionar o porta revistas.

Quais são os modelos mais comuns de porta revistas?

Existem dezenas de modelos de porta revistas, porém, alguns deles já podem ser considerados tradicionais, já que são sempre utilizados.

Independente do local onde eles são colocados, você pode ver que os modelos podem ser sempre muito parecidos, já que são muito ecléticos.

• Porta revistas de parede: essa é a melhor forma de ter um revisteiro e ainda economizar o espaço do ambiente, já que ele só ocupará a parede do local.

Além disso, esse modelo acaba lembrando muito uma estante ou prateleira, deixando todas as revistas á mostra, sem precisar mantê-las no chão do ambiente.

Esse tipo de revisteiro permite que as revistas sejam posicionadas em pé, com a capa para frente, facilitando que a pessoa visualize a revista que deseja ler no momento, sem precisar tirar todas do lugar.

Esse modelo é bem versátil e pode possuir formatos, tamanhos e cores diferentes, o que permite que seja colocado em qualquer tipo de ambiente.

O porta revistas de parede também pode ser encaixado em locais de diferentes estilos, como aqueles com decorações mais rústicas ou os que possuem itens mais modernos e minimalistas.

Além disso, esse revisteiro permite que as revistas sejam organizadas de diversas formas, já que eles podem possuir prateleiras, ganchos ou barras para comportá-las.

• Porta revistas de mesa: apesar do nome, esse tipo de revisteiro não pode ser colocado em qualquer tipo de mesa, como as de jantar, por exemplo.

Eles são usados em mesas de centro ou de canto de salas de estar ou em salas de espera de consultórios e escritórios.

É muito comum que as pessoas usem esse tipo de revisteiro em caso com um fim mais decorativo do que funcional. Ou seja, ele é usado para comportar revistas que nem sempre são lidas.

O tamanho e formato dos porta revistas também variam, o que permite que você consiga possuir um revisteiro para colocar em qualquer tipo de mesa que possuir.

Um bom lugar para acomodar os porta revistas de mesa, principalmente se você decidir usá-lo como item decorativo, é no hall de entrada, em cima de um aparador, por exemplo.

Esse revisteiro também pode ser acomodado em criados mudos, para acomodar as revistas e livros que você lê antes de dormir.

Esse modelo de revisteiro, geralmente, é muito menor do que os outros, portanto, ele acaba comportando quantidades menores de revistas.

• Porta revistas de chão: esse é um dos modelos mais utilizados dentre todos os existentes, já que ele está na vida das pessoas a muito mais tempo do que os outros.

Com estruturas mais discretas, esse modelo de porta revistas pode ser posicionado em salas de espera ou áreas de leitura, próximo aos sofás onde as pessoas ficam.

É possível também usá-los em banheiros, de baixo da pia, onde não atrapalharão na passagem.

Esse revisteiro pode ser encontrado de formatos diversos, podendo comportar as revistas deitadas dentro deles ou empilhadas em cima do objeto.

Eles também podem ser feitos de materiais diferentes, como madeira, couro, ferro ou canos PVC.

Existem modelos artesanais que podem ser mais simples e discretos e os modelos mais trabalhados que possuem detalhes e formatos que chamam mais a atenção.

O tamanho do porta revistas de chão, geralmente, é menor do que os outros, porém, existem modelos para todos os gostos e necessidades.

• Porta revistas infantil: apesar de poucas pessoas conhecerem, os porta revistas infantis são muito utilizados nos quartos das crianças.

Feitos de materiais seguros, esses revisteiros possuem desenhos e são pintados com cores que chamam a atenção das crianças. A sua função é comportar os livros e revistas das crianças.

Os portas revistas infantis também possuem formatos diferentes que podem ser combinados com a decoração de um quarto infantil, além de ser visualmente agradável para as crianças.

O ideal é que o porta revistas infantil seja aproveitado de forma que as crianças possam utilizá-los sozinhas, sem precisar pedir para os pais.

Porém, é muito importante ensinar para a criança que as revistas e livros dela devem estar sempre arrumados.

Dessa forma a criança aprenderá que deve guardar as revistas no lugar após usá-las.

 

porta revistas

 

Eu posso fazer um porta revistas em casa?

Sim. Existem diversas formas e materiais para que você possa fazer o seu próprio porta revistas.

A maioria das idéias nas quais você pode se inspirar utilizam materiais que provavelmente você já possui em casa.

É possível, inclusive, utilizar itens que talvez não tenham mais nenhum tipo de utilidade para você e que iriam ser jogados fora.

• Caixotes: os caixotes são itens que podem ser transformados em diversas coisas e uma delas é o porta revistas.

Com um pouco de tinta ou material para revestimento das cores que você preferir, você pode criar um belo revisteiro de chão, que poderá ser posicionado em baixo da pia do banheiro ou ao lado de um sofá na sala de espera.

Se quiser investir mais no produto, prenda rodinhas no fundo do caixote, fazendo com que ele se transforme em um porta revistas móvel.

• Escadas: aquela escada encostada no depósito da sua casa pode ter uma grande utilidade se for aproveitada.

As escadas, de madeira ou não, podem ser usadas para acomodar as revistas, como se fossem barras.

Se a escada for feita de madeira, você pode serrá-la para que fique do tamanho que achar mais adequado para o espaço que escolheu.

Com um pouco de tinta ou de verniz, você pode criar um belo revisteiro de parede.

• Nichos: uma boa forma de aproveitar um nicho inutilizável é transformando-os em um belo porta revistas.

A verdade é que eles nem precisam passar por grandes mudanças, já que o MDF já possui cores neutras e uma boa estrutura.

Porém, você pode pintá-lo ou decorá-lo da forma que preferir, sempre lembrando de manter o padrão de cores do ambiente.

Você pode usar o nicho como um revisteiro de chão, que fique posicionado ao lado do sofá, ou em cima da mesa de centro, por exemplo.