Prateleiras: elas podem ajudar na organização da casa

prateleiras

Prateleiras: elas podem ajudar na organização da casa

As prateleiras são peças chaves na decoração e na organização da casa. Elas são muito versáteis, podem ser encontradas nas mais diversas formas, tamanhos e cores, o que permitem que elas sejam usadas em qualquer ambiente e harmonizando com todos os tipos de itens decorativos e móveis.

Além disso, as prateleiras podem ser usadas em escritórios e áreas comerciais, seja para organizar itens e materiais ou apenas decorar o ambiente.

Por conta da sua grande versatilidade, as prateleiras podem ser usadas em quantidades distintas, acompanhando a necessidade e a vontade que o dono do local apresenta.

As prateleiras também são peças coringa para otimizar espaço em ambientes menores, que não permitem o uso de muitos móveis e armários. Mas não se engane as prateleiras não são peças que fornecem apenas a necessidade do luxo, esses itens são muito mais necessários do que muitas pessoas podem imaginar.

Se você deseja ter prateleiras na sua casa, mas ainda não sabe como usá-las, temos algumas dicas que podem ajudar, e muito, no momento de decidir a sua função em cada um dos ambientes.

 

prateleiras

 

Como usar as prateleiras?

Como foi dito antes, as prateleiras são peças muito versáteis e podem ser ótimas opções para acomodar objetos de decoração e servirem de organizadores.

Elas podem facilmente se encaixar em todos os ambientes da casa, sejam eles internos e até mesmo externos, ou seja, você pode aderir a esse tipo de organizador e decorador na sala de estar, cozinha, banheiro, quarto, lavanderia, etc.

Sala de estar: ver prateleiras na sala de estar é muito comum, principalmente se o cômodo possuir pouco espaço para móveis e apoiadores.

Elas podem ser usadas para organizar porta retratos e objetos de decorações. Além disso, você pode optar por modelos modernos que ajudarão a compor o estilo do ambiente.

As prateleiras também são ótimas opções para substituir o móvel da televisão, principalmente no caso das salas que possuem o aparelho preso na parede, dispensando qualquer tipo de apoio de chão.

Sala de jantar: as prateleiras podem facilmente compor uma sala de jantar sofisticada. Uma boa opção é usá-las para substituir cristaleiras, por exemplo, que são móveis de um valor mais elevado.

É possível usar as prateleiras para comportar taças e pratos, mantendo a organização do ambiente, como também podem servir de apoio para os objetos decorativos do cômodo.

Banheiro: apesar de ser mais difícil de ver a presença de prateleiras em banheiros, elas também podem ser usadas nesse tipo de cômodo.

Algumas empresas de construção de apartamentos já adquiriram a opção de montar o ambiente com prateleiras, além do armário que fica abaixo da pia, principalmente quando o cômodo não tem muito espaço para comportar os objetos necessários.

Quarto: a presença das prateleiras já é quase que um padrão nos quartos das casas. Isso porque esse tipo de objeto é praticamente indispensável no ambiente, principalmente se as pessoas possuem muitos objetos.

As prateleiras podem ser usadas para comportar itens decorativos, livros e até mesmo eletrônicos, como impressoras e caixas de som.

Para quem possui closet, as prateleiras podem comportas roupas, calçados e acessórios.

Lavanderia: geralmente, as lavanderias possuem um espaço muito reduzido, que muitas vezes só comportam a máquina de lavar e um tanque. Porém, assim como qualquer outro cômodo, é indispensável que o ambiente possua alguma forma de acomodar os produtos necessários nele.

Pensando nisso, as prateleiras podem ser a melhor forma de otimizar esse espaço, garantindo que todos os produtos de limpeza da casa e de roupas sejam organizados na lavanderia, mesmo que ela não tenha um tamanho considerável.

Cozinha: assim como nos outros ambientes da casa, as prateleiras podem ser utilizadas para otimizar espaço de um cômodo pequeno ou para complementar os armários da cozinha, no caso de a pessoa possuir muitos utensílios.

As prateleiras podem ser usadas para guardar e organizar panelas e potes, além disso, as versões menores também podem ser instaladas para comportar potes de tempero, próximo ao fogão, por exemplo.

Nas casas que possuem despensa, as prateleiras são um padrão, para que os alimentos estejam sempre á vista e organizados.

Quais são os tipos de prateleiras?

Além dos infinitos modelos e tamanhos, as prateleiras podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais, que devem ser levados em consideração antes de adquirir o item.

Você pode encontrar prateleiras feitas de quatro tipos de materiais, dos quais são fabricados em formatos, tamanhos e cores diferentes, para poder atender a qualquer tipo de ambiente e estilo.

Madeira: é o tipo mais comum de material utilizado para as prateleiras que sempre devem ser fabricadas com madeira tratada, pois assim, elas durarão muito mais.

As prateleiras de madeira podem facilmente compor qualquer tipo de ambiente.

Vidro: as prateleiras feitas de vidro são mais delicadas e são encontradas em um preço um pouco mais elevado.

Geralmente, elas não possuem muitas cores, já que o vidro delas fica aparente. Mas esses modelos são extremamente modernos e podem compor decorações românticas e futurísticas também.

Cimento: as prateleiras feitas de cimento são feitas no momento da construção do ambiente e são o modelo mais resistente de todos.

Apesar de poderem ser revestidas de diferentes tipos de materiais e cores, elas não podem ser removidas ou trocadas de lugar, o que pode ser um empecilho para algumas pessoas, principalmente aquelas que adoram fazer mudanças.

Metal: as prateleiras de metais são os modelos mais difíceis de encontrar no mercado e possuem menos opções de modelos, quando comparados com os outros materiais.

Em contrapartida, as prateleiras de metais são os modelos com a instalação mais prática, já que o material é bem mais leve e mais fácil de manusear do que os outros.

Como escolher as prateleiras de casa?

Por conta da grande variedade de modelos, tamanhos, cores e materiais, escolher qual prateleira usar na sua casa pode se tornar uma tarefa bem difícil, mesmo quando já se sabe onde elas ficarão.

Além de escolher a base, você deve se atentar ao melhor tipo de trilhos e suportes, para garantir que a prateleira terá capacidade de sustentar os itens que serão colocados nela.

Algumas dicas podem ajudar nesse momento:

• Onde colocá-la: a primeira coisa a decidir antes do momento de comprar a prateleira é onde ela será colocada.

Isso porque você deverá saber exatamente o tipo de prateleira que precisa, considerando cor, estilo e tamanho, já que o espaço disponível para recebê-la é muito importante, evitando problemas na hora da instalação.

O modelo da prateleira também deve seguir o padrão dos móveis e decoração do cômodo, mantendo o estilo do ambiente, para que haja harmonização e organização de idéias.

• Se atente ás tendências: o mercado de decoração está sempre atualizando de acordo com as novas tendências de itens decorativos, por conta disso, frequentemente é possível encontrar diversas peças novas que poderão combinar ainda mais com seu estilo.

Tonalidades de cores, combinações, modelos, tudo isso pode se tornar uma nova tendência com o passar do tempo, portanto, sempre fique atento aos lançamentos do mercado.

• Escolha o design: o design da sua prateleira irá dizer muito sobre o seu estilo, isso porque ela deverá compor o ambiente de forma harmoniosa.

Após você decidir onde a prateleira irá ser instalada e fazer as medidas, você deverá escolher qual o modelo você deseja comprar. Se ele é mais fino ou mais grosso, com várias cores ou apenas uma, etc.

Lembre-se de considerar o local onde a peça será instalada, pois ela ficará exposta para a vista de todos e, se deseja algo mais discreto, alguns modelos garantirão isso.

 

prateleiras

 

Como instalar prateleiras?

Apesar de muitas pessoas imaginarem que a instalação das prateleiras é algo muito simples e prático e sem nenhum tipo de segredo, esse tipo de serviço exige bastante atenção para todas as etapas necessárias.

Isso porque, apesar de não ser a atividade doméstica mais complexa, quando uma prateleira não é instalada da forma correta, ela pode acabar apresentando diversos problemas com o passar do tempo, tanto para o próprio objeto, quanto para a pessoa que precisara lidar com esse tipo de situação.

Por conta disso, é muito importante que os passos da instalação sejam feitos da forma correta, evitando qualquer dor de cabeça que possa surgir.

Apesar disso, o trabalho de montar uma prateleira não exige um profissional especializado, a menos que você esteja seguro de que conseguirá realizar o processo.

Os itens necessários para instalar uma prateleira são:

• 1 lápis;

• 2 suportes (para cada prateleira) triangulares ou em L;

• Furadeira;

• Parafusos

• 1 broca (do tamanho especifico do parafuso usado);

• 1 nível de bolha;

• 1 fita métrica;

• 1 chave de fenda

Segue o passo a passo para instalar uma prateleira:

1. Use a fita métrica para medir a altura que a prateleira deve ser colocada e faça a marcação com o lápis;

2. Encoste a prateleira na parede, nas marcas de lápis e use o nível de bolha para se certificar que está reta;

3. Após isso, faça uma nova marcação, agora a final. Não se esqueça de marcar a posição dos suportes;

4. Faça um furo na parede e coloque as buchas e os parafusos nos buracos entre o suporte e a parede;

5. Posicione a prateleira nos suportes e verifique o nivelamento novamente.

6. Se tudo estiver firme e reto, sua prateleira já está instalada.

Sem Comentários

Faça um Comentário