Quarto do bebê: disposição dos móveis

Quarto do bebê: disposição dos móveis

A chegada do bebê é um momento muito aguardado pelos seus pais, seja para ter o primeiro toque, ou apenas para vê-lo deitado em seu berço, em segurança. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas de como montar o quarto do bebê, principalmente se tratando dos móveis.

São tantas opções de formatos, tamanhos e cores, que os pais podem acabar se confundindo demais no momento de escolher as peças ideais para montar o ambiente.

Apesar de ser um cômodo que só precisar ter aquilo que realmente for necessário, cair na tentação de comprar tantos móveis e decorações nas lojas acaba fazendo com que o quarto do bebê pareça mais um depósito de coisas sem nenhuma utilidade.

Saber como dispor os móveis no quarto de bebê é muito importante, pois essa disposição facilitará no processo de cuidar, trocar e dar de mamar.

Quais móveis são necessários para um quarto de bebê?

Os móveis de um quarto de bebê devem ser escolhidos de acordo com a necessidade que os pais apresentam para cuidar da criança.

 

quarto do bebê

 

Porém, existem muitos móveis que podem acabar atrapalhando e até mesmo sendo inúteis para a situação.

Um quarto de bebê completo tem apenas os móveis que são realmente usados durante a fase inicial da vida da criança.

Os móveis ideais são:

• 1 berço;

• 1 armário ou cômoda;

• 1 trocador;

• 1 poltrona de descanso.

Parece pouco, não é mesmo? Mas esses móveis já serão mais do que suficientes para guardar todas as coisas do bebê, sem excesso.

Os móveis do quarto do bebê ideais devem ser pensados antes da compra, pois eles precisam caber no cômodo sem causar um tumultuo nele ou sobrar espaços vazios demais.

Quartos muito espaçosos podem acabar atrasando os processos feitos com o bebê, além de dificultar o acesso dos pais aos objetos da criança já que os móveis ficarão longe uns dos outros.

Em qual disposição colocar os móveis no quarto do bebê?

A disposição dos móveis de um quarto de bebê deve seguir uma lógica que se adéqua melhor a situação dos pais da criança.

Um exemplo para isso é: se você coloca o bebê no trocador e depois pega a fralda, ponha o armário ao lado da mesa de troca, para que não se afaste da criança quando precisar pegar algo.

Em casos de você ninar o bebê na poltrona de descanso e depois o coloca no berço, deixe a cadeira ao lado do berço, para evitar o excesso de movimentos enquanto a criança dorme.

Ou seja, a disposição dos móveis de um quarto de bebê deve ser otimizada para ser o mais confortável possível para realizar as tarefas que são feitas dentro dele.

Uma boa dica é preferir uma cômoda ao invés do armário, para que o trocador possa ser montado em cima dela, deixando todas as gavetas á mão no momento da troca do bebê.

O berço do bebê requer atenção especial

Todos devem ter em mente que o móvel que necessita de mais atenção em um quarto de bebê é o berço, o qual deve seguir as normas de segurança do Inmetro, que garantem a segurança da criança.

Quando o berço for escolhido, algumas recomendações devem ser levadas em consideração, para que nada dê errado com o móvel e nem cause problemas para o bebê.

No momento de escolher o berço, considere as seguintes sugestões:

• Grades: Escolha modelos de berços que possuam grades com espaçamento entre 4,5 e 6,5 centímetros. Essas medidas impedirão que alguma parte do corpo do bebê fique presa.

As grandes também devem possuir trava de segurança e a função de ajuste, que permite que o estrado seja colocado mais para baixo conforme o bebê vai crescendo.

• Rodas: se você optar por um berço com rodinhas, pelo menos duas delas, devem possuir travas ou serem fixas.

Isso evitará que o berço saia do lugar conforme a criança se mexe dentro dele.

• Estrado: o espaço entre os estrados não deve ultrapassar 2,5 centímetros. Além disso, o espaçamento entre as ripas do estrado deve ter até 6 centímetros.

• Colchão: o colchão do berço deve ter uma densidade apropriada para um bebê, considerando o peso da criança, já que ela passará muitas horas do dia deitada nele.

Se o colchão possuir uma proteção que evita infiltração de líquidos, impedirá que ele estrague em casos de o bebê fazer xixi nele.

Ser anti-ácaro, fungo e mofo também é uma boa qualidade para um colchão infantil, já que evita que a criança crie alergias causadas por essas bactérias acumuladas.

Para uma maior comodidade do bebê, posicione o berço longe de janelas, para evitar que ele receba correntes de ar e raios solares diretos em seu corpo.

Escolha a cômoda e/ou armário que atenda as suas necessidades.

Assim como a disposição dos móveis, comprar uma cômoda e/ou armário certo para o quarto do bebê também ajuda a manter a rotina do cuidado mais dinâmica e prática.

Se você escolheu ter um armário, opte por uma opção com espaço suficiente para guardar todas as roupas e itens de higiene do bebê.

No caso de um quarto pequeno, opte por um armário com portas de correr, já que as portas de giro poderiam acabar atrapalhando.

A cômoda tem se tornado a primeira opção da maioria dos pais, já que ela, geralmente, já vem com um trocador embutido, o que ajuda a economizar dinheiro e espaço do quarto.

É comum encontrar cômodas de quartos infantis com gavetas e portas de giro ou até mesmo com portas de correr, que assim como os armários, é a melhor opção para um quarto com menos espaço.

Não se esqueça dos detalhes

A disposição dos móveis, além de funcional, também deve compor a decoração do quarto. Porém, apenas o berço, a cômoda e uma poltrona não são suficientes para deixar o ambiente aconchegante.

Detalhes como o enxoval do bebê fazem uma enorme diferença quando o quarto está completamente montado.

O ambiente decorado com mais delicadeza do que os outros cômodos da casa, deixa o lugar com um aspecto de aconchego e carinho na casa, além de deixar o quarto mais alegre e infantil.

Muitos dos itens de decoração para um quarto de bebê acabam sendo inúteis, já que não serão utilizados pela criança e nem pelos pais, porém eles podem ser peças chaves para completar a decoração dos sonhos.

Você encontra de tudo nas lojas de decoração infantil e dificilmente sairá de lá de mãos vazias. Porém, mantenha sempre em mente qual o seu objetivo e o quanto de espaço você tem disponível.

Pois assim como os móveis, ter detalhes e decorações demais pode tornar o ambiente pesado e com informações demais para um único ambiente.

Algumas opções de objetos decorativos para o quarto do bebê:

• Ursinhos de pelúcia;

• Quadros de fotos;

• Abajur;

• Prateleiras;

• Baú de brinquedos.

Quando usados com criatividade e consciência, os objetos decorativos podem transformar o quarto do bebê.

Quais cores usar em um quarto de bebê?

Não existe uma regra especifica no momento de escolher as cores que irão compor o quarto do bebê, porém, algumas dicas podem ser levadas em consideração.

Por exemplo, as cores quentes (vermelho, laranja, amarelo, etc) chamam mais atenção, o que pode deixar o bebê agitado. Portanto, o ideal, é optar pelas cores mais frias (azul, verde, roxo, etc), que deixarão a criança mais calma e a ajudará a dormir.

 

quarto do bebê

 

Além disso, cores fortes refletem muito a luz, o que pode acabar incomodando os olhos da criança que ainda não está tão acostumada com a claridade.

A quantidade de cores usadas na paleta do quarto do bebê também não possui um limite estabelecido, mas use o bom senso de que menos é mais e evite uma grande quantidade de cores, pois elas acabarão causando uma grande confusão quando o cômodo for decorado.

Por qual razão um quarto de bebê precisa tanto de uma poltrona?

A poltrona colocada no quarto do bebê deve ser usada para auxiliar no momento da amamentação.

Por conta disso, é muito importante que essa poltrona seja extremamente confortável, principalmente para a mãe.

Ter uma poltrona de amamentação no quarto do bebê é indispensável, já que sem ela, a mãe precisaria amamentar a criança em pé, o que pode ser extremamente desconfortável, ou levar a criança para outro cômodo.

Apesar de sentar com o bebê em outro lugar parecer ser algo tranquilo de se fazer, devemos lembrar de que se a criança adormecer enquanto mama, terá que ser levada até seu quarto, o que pode acabar acordando o bebê e deixando-o mais estressado.

Além disso, a mãe teria que levar o bebê incomodado até o local que pudesse parar para amamentá-lo e isso pode acabar sendo uma tarefa torturante.

Portanto, para evitar esses tipos de situações, sempre opte por comprar uma poltrona de amamentação quando montar o quarto do bebê.

Como existem dezenas de tamanhos e formatos de poltronas de amamentação, lembre-se de ter em mente o espaço exato que o quero tem disponível para esse móvel, evitando problemas no momento de colocar tudo no lugar.

Sem Comentários

Faça um Comentário