Quarto teen: conheça as opções de decoração de parede para deixar o quarto dos adolescentes com um ar de leveza e organização

quarto teen

Quarto teen: conheça as opções de decoração de parede para deixar o quarto dos adolescentes com um ar de leveza e organização

Para muitos pais, o quarto teen de alguns filhos pode parecer um grande campo de guerra. Isso acontece porque as roupas ficam desorganizadas e os itens do cômodo sempre parecem estar fora do lugar.

Por outro lado, o quarto dos adolescentes sempre é multifuncional, já que é lá que eles dormem, estudam, passam o tempo com os amigos e onde eles encontram a sua privacidade. Por conta dessas diversas utilidades que o espaço precisa possuir vários itens e sempre estar em ordem.

Como organizar o quarto teen usando a decoração de parede?

A decoração de parede pode ser uma ótima opção para ajudar a organizar um quarto teen. Se o cômodo possuir um tamanho reduzido, essa idéia é ainda mais funcional. Isso porque usar as paredes é uma ótima forma de otimizar espaço, já que não será necessário o uso de diversos móveis no quarto.

 

quarto teen

 

• Prateleiras: as prateleiras são o organizador mais eficaz em um quarto, seja de adolescente ou não. O motivo para isso é que elas podem ser instaladas em qualquer tipo de parede, além de podermos encontrá-las dos mais diversos tamanhos e formas, o que nos ajuda a encaixá-las onde queremos.

Elas podem ter diversas finalidades e acomodar todos os tipos de objetos que você deseja, além de manter o quarto charmoso e organizado.

Em um quarto teen você pode usar as prateleiras para acomodar livros de escola e estudos, quadros de fotografias, enfeites e suvenires e muitas outras coisas.

Outra versatilidade das prateleiras é que elas não deixam o espaço com um aspecto pesado, como se tivesse coisas demais e, por conta disso, você pode utilizar mais de uma em um único ambiente.

Existem diversas combinações a se fazer com as prateleiras, porém, devemos levar em consideração o que colocaremos nelas, pois quando um espaço possuir prateleiras vazias, sempre aparentará que falta algo.

• Nichos: os nichos são um tipo de prateleira, porém, são fechados nos lado e em cima. Geralmente, essa peça é utilizada para guardar livros, quando é usada na sua versão maior. Porém, a forma mais comum é um pequeno quadrado que podem ser colocados nas paredes.

Os nichos, apesar de pequenos podem ter diversas utilidades e assim como as prateleiras, não deixa a decoração do quarto pesada, podendo usar diversas peças em uma combinação.

• Cabides: os cabides utilizados na decoração de um quarto não são os mesmos de um guarda-roupa, porém, pode servir para a mesma funcionalidade.

Pequenos cabides presos no canto do quarto podem ser ótimos para você pendurar aquela bolsa que sempre usa pra sair e o seu casaco preferido. Esse item ajudará a manter as suas coisas no lugar, sem que fiquem jogadas pelos cantos do quarto ou em uma cadeira qualquer da escrivaninha.

Porém, esse tipo de acessório pode se tornar um grande gatilho para tornar o quarto uma bagunça, por conta disso, devemos manter a disciplina de sempre manter apenas aquelas peças que usamos sempre e não qualquer uma que vemos pelo quarto.

Uma boa forma de evitar que o cabide se torne um inimigo é usando apenas uma ou duas peças na decoração do quarto, evitando que sobre espaço para encaixar outras roupas ou bolsas.

Porém, mesmo que os objetos fiquem expostos nas paredes, lembre-se de manter um limite, pois muitos itens podem acabar fazendo com que o quarto fique pesado visualmente, por conta de muita informação junta.

Mantenha seus filhos por perto

O processo de organizar o quarto de um adolescente é muito importante, porém, deve sempre ser feito com o auxilio do seu filho, já que o lugar deve imprimir um pouco da personalidade dele.

Sempre que um processo de mudança no quarto teen for iniciado, permita que o adolescente participe e mostre um pouco das suas opiniões, isso permitirá que ele se sinta livre para escolher algo que é só dele. Uma boa idéia é que você mostre as opções de decoração e de itens que podem ser úteis, enquanto ele escolhe as cores e formatos que deseja.

Se o quarto for dividido entre dois adolescentes, deixe que eles escolham se irão ter um tipo de decoração para os dois, ou se cada lado do cômodo terá uma diferente.

Mantenha o necessário

Para que o quarto de um adolescente sempre esteja em ordem, é essencial que você sempre mostre á ele a importância de ele manter apenas o que for necessário. Esse tipo de consciência fará com que o quarto sempre esteja organizado, já que não terá acumulo de coisas que não possuem nenhum tipo de utilidade.

Para que isso seja possível, mantenha uma rotina com o seu filho de que, pelo menos, uma vez por mês, ele irá separar tudo o que for ficar, das coisas que ele pode jogar fora. Essa limpeza deve ser feita nas peças de roupas, calçados, acessórios, nos papéis da escola e em todos os tipos de decoração que ele possui no quarto.

As mudanças da fase da adolescência podem fazer com que o seu filho deseje alterar os seus objetos de decoração diversas vezes, representando sua descoberta como um individuo adulto que sabe o que gosta e o que deseja ter.

Não misture as coisas

Como foi dito antes, um quarto teen possui diversas funcionalidades e, cada uma delas, necessita de alguns itens para que a atividade seja exercida.

Estudar é um exemplo, já que para isso, o adolescente precisaria ter uma escrivaninha onde pudesse colocar o seu computador, seus cadernos e livros.

Porém, pelo motivo de tantos itens serem necessários em um único espaço, você deve sempre estar atento para que eles não se misturem, para evitar uma grande bagunça no ambiente. O ideal é que você use cada tipo de organizador para guardar itens de apenas um seguimento, por exemplo:

Uma prateleira que acomode os livros de escola, não poderá acomodar revistas e gibis que o adolescente lê no seu tempo livre. Isso fará com que o objeto perca o foco e o ambiente acabe tendo uma sensação de bagunça, já que nada irá parecer estar no lugar.

Organize as fotos

Muitos jovens gostam de manter algumas de suas memórias em fotos penduradas pelo quarto, porém, dependendo da quantidade e do tamanho do cômodo, esse costume pode acabar fazendo com que as imagens fiquem desorganizadas ou jogadas pelos móveis.

Para evitar que isso aconteça, use pequenos porta-retratos de parede, existem diversas opções no mercado, indo de peças com apenas um espaço até outras que comportam várias fotos de uma única vez.

Escolha uma parte da parede onde as fotos ficarão uniformes com o restante da decoração (onde nenhum móvel ás cubra, por exemplo) e comece os trabalhos.

Assim como as outras opções, sempre mantenha o adolescente por perto, para que ele escolha as melhores opções para fazer esse tipo de decoração, decidindo também quais fotos ele deseja que fiquem expostas e quais delas você pode colocar em um álbum que ficará guardado.

 

quarto teen

 

Crie seu próprio organizador de parede

Você também pode criar o seu próprio organizador de parede, dessa forma, terá total liberdade de escolher as cores e formatos que ele levaria, além de ser muito mais em conta.

Conte com a ajuda do seu filho para fazer o organizador. Ele poderá dar sugestões e por suas idéias em prática, se for possível, deixe que ele faça o processo sozinho com liberdade para se expressar e usando o seu auxilio só quando for necessário.

Se você não sabe como fazer o seu próprio organizador, temos uma boa dica para você se inspirar.

Tudo o que você vai precisar é:

• Cordas elásticas (pode ser das cores que você desejar);

• Tinta para madeira com cores á sua escolha também (esse item é opcional);

• 1 placa de madeira (o tamanho ficará ao seu critério de acordo com o espaço que tem disponível para colocar o objeto);

• Furadeira;

• Grampeador;

• Martelo.

O passo a passo é bem simples:

Com uma broca um pouco maior que a espessura dos elásticos, faça um buraco nas extremidades da madeira (deixe 2 centímetros de espaço para a borda).

Após isso, pinte toda a madeira com a tinta especifica, mas lembre-se de seguir as instruções do fabricante (geralmente varia por marca), tanto da aplicação, quanto do tempo de secagem.

Quando a tinta estiver seca, passe a corda pelos furos e deixe ela esticada de uma extremidade a outra de forma natural (sem precisar forçar), com pelo menos 3 centímetros sobrando em cada uma das pontas, corte o que restar dela. Use um isqueiro para selas as pontas e evitar que a corda desfie.

Com um grampeador comum prenda o elástico na parte de trás da madeira com a ajuda de um martelo. Se você possui um grampeador de tapeçaria, não precisa usar a ferramenta para auxiliar.

Após isso, o seu organizador está pronto. Você pode prendê-lo na parede do quarto e usá-lo para comportar itens como óculos de sol, lenços e fones de ouvido. Se preferir, você pode fazer mais de um e pendurá-lo no quarto, para usar das diversas formas que forem necessárias.

Sem Comentários

Faça um Comentário