31 ago O rack ideal para sua sala de estar
O rack é um móvel muito útil em uma sala de estar ou em uma sala de TV. Isso porque ele é usado para acomodar o próprio aparelho televisivo e os objetos decorativos que compõem o ambiente.
Uma sala sem um rack acabará ficando com um aspecto de vazia, já que ele ocupa um espaço considerável no ambiente.
Porém, é preciso saber escolher o rack ideal para sua sala, seja em relação ás cores e formatos ou ao tamanho dele, já que ele precisa caber no espaço exato que o cômodo possui, evitando problemas como o excesso do móvel ou a falta dele para completar o ambiente.
O rack é uma peça muito importante para a sala de estar, pois ele também compõe a decoração do espaço, sendo um coringa na beleza do cômodo.
Existem diversas dicas que ajudam muito no momento de escolher qual o rack ideal para a sua sala de estar e se você tem dúvidas de como fazer isso, acompanhe nosso post para se inspirar.
Dicas de como escolher o rack perfeito para sua sala
Como dito antes, existem diversas sugestões que podem ajudar a te guiar no momento da escolha e da compra do rack.
• Defina a área da televisão: se sua TV fica presa na parede, não quer dizer que a sua sala de estar não precisa de um rack, pelo contrário, ele será usado para preencher o espaço vazio abaixo do televisor.
Se sua televisão fica presa em uma parede estreita, então quer dizer que a área dela já está definida. Para que você precise delimitar o espaço o aparelho precisa estar em uma parede que tenha continuidade com outros cômodos.
O rack deve ser posicionado de frente para o sofá, deixando espaço para a passagem entre os móveis.
• Defina a altura que o rack precisa ter: a altura do rack é definida a partir da posição em que a TV está instalada.
Isso porque o aparelho, quando colocado na parede, deve ficar a 50 centímetros acima do assento do sofá.
Neste caso, o rack pode ficar bem abaixo da televisão e até mesmo mais baixo do que o próprio sofá, servindo como apoio para os objetos decorativos da sua sala de estar.
• Decida se o rack possuirá painel: o painel do rack é a parte que fica atrás da televisão que fica presa na parede.
Essa parte do móvel também deve ser considerada já que ela ocupa um bom espaço da parede, pois é maior do que o aparelho de TV.
Os painéis de rack podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos, modelos, e materiais, o que ajuda no momento de escolher a peça que mais combina com a decoração da sua casa.
Entretanto, é muito importante saber destacar o painel do rack. Portanto, quanto mais chamativo for o seu painel, mais simples o rack deve ser.
Isso evitará que o ambiente fique sobrecarregado com muita informação de decoração.
Se você não quiser usar um painel ou sua parede não possuir espaço para recebê-lo, mas mesmo assim desejar que o ambiente fique mais enfeitado opte por utilizar papel de parede atrás da televisão.
Isso causará uma impressão diferenciada no cômodo, além de deixá-lo ainda mais bonito.
• Armários e prateleiras no rack: quanto mais trabalhado e chamativo for o rack, mais peças eles possuirá.
Geralmente, os móveis maiores, que são usados em salas com bastante espaço são acompanhados por armários e prateleiras.
Porém, esses móveis só podem ser colocados na sala que possuir uma parede grande, para evitar que ele atrapalhe outros objetos do cômodo e até mesmo a passagem nele.
Entretanto, se sua possuir muito espaço, você não é obrigado a optar por esse tipo de rack. Escolha de acordo com seu gosto e estilo.
Quais são os tipos de rack?
Hoje em dia, existem diversos tipos de rack dos quais podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores, formatos e modelos.
Quando você passa a conhecer todas as opções disponíveis no mercado, é muito mais fácil de escolher qual o rack ideal para sua sala, do qual atenderá a todas as suas necessidades sem deixar seu estilo de lado.
• Rack baixo: esse é um dos modelos mais populares de rack, já que é considerado o tipo clássico deles. Esse tipo de rack é considerado baixo pois a sua parte superior é muito próxima do chão.
Apesar da sua pouca altura, os racks baixos podem ser encontrados em diversos tamanhos de comprimento e largura.
Esse tipo de rack, geralmente, possui divisórias e compartimentos na sua parte inferior que podem ser usadas para acomodar itens decorativos ou equipamentos como modem de internet ou TV á cabo e até mesmo videogames.
• Rack com painel: o rack com painel é uma boa opção para quem deseja prender a televisão na parede e manter o ambiente bem decorado, bonito e elegante.
Além disso, quando optamos pelo uso do painel do rack, a televisão fica na altura dos olhos das pessoas que estão sentadas no sofá ou poltronas da sala, o que evita problemas na coluna por não precisar forçar o pescoço para cima ou para baixo.
• Rack estante: os racks com estantes são peças maiores que são muito bem vindas em salas com grandes paredes e bastante espaço para ser preenchido.
Esse tipo de móvel é multifuncional, porém, ele só será útil se você possuir itens decorativos o suficiente para guardar nele. Você pode usar tanto os objetos de decoração, como para comportar aparelhos de internet e TV a cabo e até mesmo livros.
• Rack suspenso: esse é um dos modelos mais compactos de rack, muito utilizados em salas que possuem espaço reduzido do qual não permite que tipos com mais peças sejam usados.
A única observação a fazer antes de escolher o rack é a capacidade de peso que ele suporta, pois como a peça ficará suspensa na parede, você deve respeitar a quantidade de coisas que ele aceita, evitando acidentes.
Portanto, saiba exatamente quais são os objetos que serão colocados em cima do rack, antes de escolher a peça para sua casa.
Escolha o rack que atenda ás suas necessidades
O corpo útil dos racks pode ser composto de diversas formas, dentre elas, apenas uma prateleira, com gavetas, com nichos ou com portas, sejam elas de correr ou de abrir.
Antes de decidir qual o modelo ideal para a sua sala de estar, é muito importante que você tenha em mente quais são os objetos que o móvel deverá comportar, para que dessa forma você saiba exatamente quantos compartimentos são necessários para você e todos os seus itens.
Separe todas as peças que você deseja manter no seu rack, sejam elas objetos decorativos, livros, equipamentos eletrônicos, videogames e até mesmo o aparelho de televisão, se por acaso não for colocado na parede.
Quando você tiver uma idéia de quantos compartimentos serão necessários para seus objetos decorativos e equipamentos, decida o melhor modelo do seu rack, evitando que ele precise ser trocado futuramente sem necessidade.
Além disso, não se esqueça de medir a parede em que ele será colocado, para que o móvel ocupe o espaço correto e desejado, pois se não medido, provavelmente o rack poderá não caber no cômodo ou ser pequeno demais, sobrando um espaço que venha a se tornar um cantinho esquecido do local por falta de opções para preenchê-lo.
Lembrando que o rack não deve em hipótese alguma ocupar um espaço que acabe atrapalhando os outros móveis do cômodo, tornando-os inúteis e muito menos a passagem no ambiente.
Quais materiais são usados para fazer racks?
Geralmente, os materiais mais usados para fazer racks são a madeira maciça, MDF, MDP e um misto feito de metal com MDF.
Os racks feitos de madeira são mais resistentes, peslados e possuem um aspecto mais clássico, o que faz dele uma boa pedida para uma sala com decoração moderna ou até mesmo rústica. Entretanto, os formatos desse tipo de rack são mais sóbrios, o que quer dizer que oferece menos opções.
Já no caso dos racks feitos de MDF são os que oferecem maiores opções de formatos, sendo bem vindos em praticamente todos os tipos de decorações que uma sala pode ter. Além disso, esse tipo de rack é muito mais leve e fácil de carregar, o que facilita no transporte da peça de um local para o outro quando for necessário.
Saiba escolher a cor do seu rack
A escolha da cor que o rack da sua sala deve ter é muito importante pois o móvel deve fazer conjunto com o restante da decoração da sala.
Portanto, assim que você decidir qual o modelo, o tamanho e o formato do rack que sua sala deve ter, tenha conhecimento de qual paleta de cores acompanha o cômodo, para que assim, você possa decidir o tom que o seu móvel poderá ter.
As cores dos racks podem ser as mais diversas e você ainda pode encontrar opções com dois ou mais tons no mesmo móvel.
Sem Comentários