Relógios de parede: vale á pena ter?

Relógios de parede: vale á pena ter?

Os relógios de parede geralmente são associados as casas com uma decoração mais vintage ou então remete á nossa infância, em um ambiente específico.

Isso tudo porque a maioria das pessoas hoje em dia acaba abrindo mão desse objeto, pois elas não vêem mais um valor nele, já que podemos ver a hora de forma bem prática em nossos celulares e computadores.

Com isso, costumamos chegar á conclusão de que não vale a pena ter um relógio de parede em nossas casas.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que além de os relógios de parede serem muito úteis, eles também podem ser ótimas opções de objetos para compor a decoração de um ambiente especifico da casa, sendo muito mais útil do que apresentar apenas horas.

Não sabe como isso é possível? Fica tranqüilo que a gente te explica tudo!

 

 

Como usar o relógio de parede como um objeto decorativo?

Você com certeza já se deu conta de que em certo ambiente da sua casa, faltava um objeto que ainda não sabia qual era.

E se a gente te disser que esse objeto poderia ser um relógio de parede? Pois é, ele pode trazer um aspecto totalmente diferente para o cômodo, independente da decoração usada nele.

Quando falamos das paredes de uma casa, sabemos que é um dos locais mais difíceis no momento de inovar na decoração, já que tudo remete á quadros, fotos e prateleira. Mas é possível mudar!

Um relógio de parede pode facilmente complementar o estilo de decoração de um cômodo da sua casa.

Ele é capaz de trazer sofisticação e elegância, o que é um grande diferencial para esse tipo de objeto, já que existem dezenas de modelos disponíveis, a qual você poderá decidir o melhor para sua casa.

Os relógios de parede podem ter as mais diversas composições de materiais, como: madeira plástico, metal, inox e até mesmo vidro.

Cada um deles pode ser combinado com um tipo de decoração, o que deixará os cômodos da sua casa mais elegantes, sem perder a utilidade dos relógios de parede.

Quais são os tipos de relógios de parede que existem?

Para facilitar ainda mais a composição da decoração da sua casa com um relógio, existem diversos tipos deles no mercado para você escolher a opção que mais combina com suas idéias.

Alguns dos tipos de relógios de parede são:

  • Cuco: um dos modelos mais conhecidos, o relógio cuco é feito de madeira e tem um estilo mais voltado para o rústico.

O cuco foi criado em 1750 e trata-se de uma peça antiga que pode combinar com uma decoração tradicional.

Você pode usá-lo para compor uma sala de estar ou de jantar, desde que não exista objetos demais para complementar o cômodo.

  • Digital: o relógio digital é um dos mais conhecidos hoje em dia, já que é a versão mais moderna desse objeto de parede.

Esse tipo de relógio mostra as horas em uma tela led e não possui os ponteiros, ou seja, ele usa apenas números, sendo mais fácil de lê-lo.

Por ser mais moderno, ele combina com decorações minimalistas, no entanto, você o encontra nas mais diferentes cores, o que faz com que ele seja facilmente introduzido nos ambientes.

  • Analógico: o relógio de parede analógico é um dos tipos mais vistos hoje em dia, sendo uma das versões mais fáceis de encontrar no mercado.

Esse modelo de relógio mostra as horas com o auxilio de três ponteiros, sendo um para as horas, outro para minutos e um para segundos.

  • Carrilhões: o relógio de carrilhão é aquele que é feito de madeira e possui um pendulo que soa em horários específicos a partir de badaladas.

Seu funcionamento é totalmente mecânico e por conta disso, é preciso que dê corda para que ele funcione normalmente.

Geralmente, esse tipo de relógio funciona por oito dias, antes de precisar dar corda novamente.

O carrilhão também é um relógio bem antigo, o que faz com que ele combine com decorações rústicas e tradicionais.

  • Vintage: o relógio de parede vintage é aquele modelo original de época, do qual foi passado de geração para geração e continua em pleno funcionamento.

Geralmente, esse modelo de relógio é bem discreto e pode facilmente ser encaixado nos mais diferentes tipos de decorações.

O vintage pode trazer um charme e um toque bem sutil para o ambiente, sem perder sua verdadeira função.

É possível encontrar outros modelos, no entanto, esses são os mais conhecidos e usados pelas pessoas hoje em dia.

A maioria deles geralmente é encontrado em casas de antiguidades, já que não são mais fabricados com tanta freqüência, o que também pode elevar o valor do objeto.

Ou seja, quanto mais diferenciado e raro for o relógio, mais caro ele será.

Qual relógio de parede é melhor, o digital ou o analógico?

Quando a intenção não é usar o relógio de parede apenas para decorar e sim para mostrar as horas, a grande dúvida é: escolho um que seja digital ou analógico?

E na realidade, não há muito segredo para isso, já que vai depender mais do ambiente e das pessoas que moram na casa, do que outros fatores.

No entanto, ainda é possível usar um pouco da idéia de decoração do cômodo para escolher o tipo de relógio de parede.

Se a sua decoração é mais voltada para os tempos antigos e rústicos, pode se dizer que o relógio digital não será uma boa idéia, já que ele é mais moderno e minimalista.

Portanto, uma boa idéia para escolher o tipo de relógio que será usado na sua casa é levar em consideração o tipo de decoração que você possui.

É possível personalizar um relógio de parede?

Com certeza! Se você está em busca de um relógio de parede e ainda não encontrou a peça ideal, uma opção é personalizar um que você já tenha ou até mesmo mandar fazer do jeito que deseja.

Muitas empresas optam por esse tipo de serviço quando decidem dar relógios como brindes para clientes, pois assim conseguem inserir o logo da sua marca no objeto.

É possível encomendar peças com figuras e até mesmo com fotos de fundo, para presentear uma pessoa especial, por exemplo.

A idéia de personalizar um relógio de parede é que você poderá dar asas á sua imaginação, além de ter uma peça única, nunca vista antes por ninguém, o que pode tornar seu objeto valioso com o tempo.

Onde posicionar o relógio de parede?

Não existe nenhuma regra que diz que existe um local ou ambiente exato para colocar o seu relógio de parede.

Por conta dessa “liberdade” muitas pessoas acabam tendo dúvidas no momento de escolher o lugar onde posicionar o seu objeto decorativo.

  1. Local estratégico na parede: se a intenção é usar o relógio para decorar, é muito importante colocá-lo em um local no qual ele possa ser destacado.

A idéia é que o relógio fique posicionado em um local estratégico, em que todos os moradores e convidados da casa consigam enxergá-lo.

O ideal é que o relógio fique em uma zona livre, seja sobre um aparador na sala ou no corredor, por exemplo. Ou então em uma parede onde não há nenhum outro item, para dar ainda mais destaque para o objeto.

Evite posicionar o objeto ao lado ou próximo a peças decorativas, como quadros, telas e obras de arte, pois ele ficará obsoleto na parede.

Outro ponto a se considerar é a tonalidade da parede onde ele será colocado. Opte pelas cores mais neutras como o branco, já que os tons mais fechados e escuros podem fazer com que o objeto passe despercebido durante a noite.

 

 

  1. Altura ideal: independente do recinto no qual o relógio será posicionado, é muito importante se atentar à altura ideal em que ele deve estar.

Isso porque o local de posição deve favorecer a sua visualização e ao mesmo tempo, sem incomodar ninguém por estar muito alto ou baixo o que pode ser desconfortável.

Esse tipo de detalhe é ainda mais relevante se o objeto estiver em uma cozinha ou escritório, pois será observado com mais freqüência ao longo do dia.

O ideal é que o relógio seja colocado a partir de 1,70m do chão, que é o equivalente à estatura média de uma pessoa em pé.

Além disso, é importante ressaltar que o modelo escolhido deve ser proporcional ao ambiente e a decoração do espaço. Ou seja, se a sala for grande, o tamanho do relógio também deve ser maior.

  1. Harmonize com o ambiente: por último, mas não menos importante, lembre-se de escolher uma peça que harmonizará com o restante da decoração da casa.

A idéia do relógio de parede é realçar ainda mais o estilo do ambiente, complementando os outros objetos decorativos que estão posicionados no cômodo.

Invista em um modelo exclusivo que irá dar um aspecto mais elegante e diferenciado para sua mobília e até mesmo para os tons usados na parede.

Lembre-se de que além do modelo, a cor do relógio também precisa ser bem pensada, para que ele não desarmonize do restante dos elementos.