28 set Sofá: qual escolher?
O sofá é um móvel indispensável em uma casa, já que é nele que recebemos visitas, passamos as noites assistindo filmes com a família ou tiramos um tempo para nós após um dia cansativo no trabalho.
Porém, é muito importante que as pessoas saibam qual é a melhor opção de sofá para a sua sala de estar, garantindo que o móvel combine com o ambiente e se encaixe perfeitamente no cômodo.
Geralmente, o sofá é um móvel de destaque na sala de estar e, por conta disso, ele pode ser a peça que denominará o restante da decoração do espaço, sendo necessário que ele combine com seu estilo e gosto.
Existem muitas dicas que podem ser seguidas no momento de escolher o melhor sofá para a sua casa e, se você precisa conhecê-las, esse é o post ideal para você.
Como escolher o sofá perfeito?
Escolher o sofá errado para algum cômodo da sua casa pode fazer com que diversos problemas sejam acarretados, como por exemplo: ambiente apagado, aspecto de o cômodo ser menor, dificuldade para usar as passagens e muitos outros.
Para evitar esses problemas, conhecer algumas dicas pode ser essencial antes de escolher o móvel.
1. Um sofá para uma sala de TV deve ser feito com uma espuma mais mole, o que o tornará mais confortável, já que o cômodo é feito para que as pessoas fiquem nele por um longo período de tempo. No caso de um sofá para a sala de estar, ele pode ter assentos mais firmes.
2. O sofá é responsável por determinar qual tapete escolher para sua sala. Se o móvel for liso, escolha uma peça estampada para o chão. Já no caso de a cor do sofá for escura, opte por tapetes de tons mais claros, causando um contraste entre os itens.
3. Para casas que possuem crianças e animais, o ideal são os sofás de cores escuras, para evitar problemas com sujeira e manchas.
4. Geralmente, as salas das casas possuem espaço para comportar dois sofás de tamanhos diferentes, o que ajuda a trazer personalidade para o ambiente. Esse tipo de funcionalidade permite que você combine peças de diferentes estampas em um único ambiente.
5. Escolha um sofá que possa ajudar a dividir ambientes em casas com cômodos abertos.
6. Se você procura um sofá com a manutenção fácil, opte por peças feitas de couro ecológico (desde que seja para uma sala de estar, pelo fato do tecido ser mais firme e não tão confortável).
7. Se você sonha em ter um sofá branco, opte pelos de couro, já que peças claras sujam muito facilmente, pelo menos esse tipo de tecido é um dos mais fáceis de limpar.
8. Os sofás em formato de L são as melhores opções para usar em cômodos grandes e espaçosos.
9. Os sofás-camas são peças desconfortáveis e dificilmente são bonitas, por conta disso, os utilize apenas no quarto de hospedes.
Quais modelos de sofá ter em casa?
Existem dezenas de modelos de sofás no mercado, porém alguns deles são as melhores opções para usar em casa, principalmente na sala de estar.
Por serem peças que ficam á vista de todos que entram na casa, principalmente das visitas e amigos, o sofá deve ser escolhido muito bem, já que ele deve combinar inteiramente com o cômodo e todo o restante da decoração.
• Sofás tradicionais: esses sofás são os mais queridos pelas pessoas e podem ser encontrados em formatos de 2 ou 3 lugares, sendo muito versáteis e possuindo as mais diversas cores e estampas.
A profundidade desse modelo varia entre 0,95 a 1,00m, porém o seu tamanho pode variar, permitindo que esse tipo de sofá seja utilizado em todos os tipos de cômodos, independente do seu espaço.
• Sofás retráteis ou reclináveis: a principal característica desse tipo de sofá é o espaço que ele possui quando seus assentos são abertos, fazendo dele quase uma cama.
Geralmente, os sofás retráteis são bastante confortáveis, já que são mais indicados para serem usados em salas de TV ou home theaters.
Esse tipo de sofá é muito indicado para as casas que possuem salas com pouco espaço, já que quando ele está fechado, se torna um móvel pequeno, permitindo a passagem pelo cômodo e não atrapalha os outros itens do ambiente.
• Sofá em L: esse modelo é composto por dois sofás encaixados e emendados por um assento ou apoio, formando o formato de L. Ele também é conhecido como sofá de canto.
Esse sofá é uma ótima opção para otimizar o espaço, deixando a passagem do cômodo sempre livre, além de também ser um bom móvel para fazer a divisão dos ambientes abertos da casa.
Esse modelo, geralmente, oferece diversos lugares, sendo um bom lugar para reunir os amigos e a família, mesmo que sejam várias pessoas ao mesmo tempo.
• Sofá com chaise: esse modelo é bem parecido com o que tem o formato em L, porém possui um assento na sua extremidade com uma maior profundidade do que os outros.
Esse item é uma boa forma de adquirir mais conforto e aconchego para o ocupante do assento. O sofá com chaise é indicado para ambientes mais amplos, impedindo que a passagem do cômodo seja atrapalhada.
• Sofá cama: essa é a melhor opção para quem está sempre recebendo visitas, porém não dispõe de uma cama comum para isso.
O sofá cama é uma ótima forma de otimizar espaço, já que enquanto ele não está sendo usado, você pode guardar o seu assento extra, mantendo o móvel em um tamanho normal como qualquer outro.
Entretanto, esse sofá dispõe de um assento mais confortável, portanto, é muito bem vindo em salas de TV e até mesmo em uma sala de visitas.
• Sofás com formatos diferentes: os sofás em formato retangular são os mais comuns em casas, porém, já podemos encontrar diversos modelos diferentes no mercado, que podem ser um tanto quanto inusitados.
Formas ovais, redondas e até mesmo em ondas podem ser peças perfeitas para salas com decorações divertidas e diferentes.
Porém, esse tipo de sofá com formatos diferenciados podem ser mais difíceis de encaixar no cômodo, principalmente se o ambiente não dispor de um espaço mais amplo para isso.
Quais são os tecidos mais comuns para sofás?
Além dos diferentes modelos, os sofás podem ser encontrados feitos nos mais diversos tipos de tecidos, o que também pode alterar a sua decisão no momento de comprar o móvel.
Isso porque alguns tecidos são mais resistentes que outros, além de existir opções que sujam menos também.
• Couro: os sofás feitos de couro são mais caros do que os outros, porém também é um dos mais tradicionais no mercado.
Esse tipo de material pode ser facilmente encaixado em quase todos os tipos de decorações, principalmente aquelas que são sóbrias e refinadas.
A manutenção da hidratação desse tipo de tecido é necessária de tempos em tempos para evitar que ele rache. Além disso, existem certos cuidados que devem ser respeitados, como por exemplo, o contato com objetos perfurantes, pois eles podem acabar estragando o móvel.
Entretanto, é preciso ter em mente que o couro é um material quente, o que pode fazer com que ele não seja a melhor opção em regiões tropicais, onde o calor prevalece durante o ano.
• Chenille: esse é um dos tecidos mais confortáveis, pois proporciona maciez ao móvel, trazendo aconchego para quem o utiliza.
Entretanto, esse tipo de tecido possui vincos como uma de suas características principais, pode não ser uma boa opção para as pessoas com alergias. Para sua limpeza, é indispensável utilizar o aspirador de pó para retirar toda a poeira que fica presa no estofado do móvel.
• Suede: tão confortável quanto o chenille, o suede possui um custo mais baixo que o anterior, fazendo com que se torne o tecido de sofá queridinho das pessoas.
Além disso, o suede possui uma limpeza muito facilitada e ainda existe a opção de impermeabilizá-lo, o que irá garantir uma longa vida útil para o móvel.
Hoje em dia, o tecido de suede é o mais comum na confecção de sofás, além de oferecer inúmeras opções de cores.
• Sarja: antigamente, a sarja, que é um material muito parecido com o jeans, era muito utilizada para confeccionar os próprios sofás, porém, hoje em dia, ela é mais bem vinda em capas para eles.
Apesar de já não ser mais a melhor opção para os sofás, quando a sarja é usada nas capas, o móvel tem sua vida útil prolongada e também pode ser uma boa forma de preservar um móvel que é confeccionado com um tecido que seja muito fácil de sujar.
• Corino ou couro sintético: esse tecido é a imitação do couro, o que faz dele um pouco mais em conta quando comparado com o original.
Entretanto, o couro sintético tem suas vantagens e uma delas é que esse tipo de tecido é impermeável, o que é o contrário do couro. Além disso, os sofás confeccionados com corino possuem uma alta durabilidade e são muito fáceis de limpar.
Sem Comentários