Vantagens e desvantagens dos adesivos de parede

Vantagens e desvantagens dos adesivos de parede

É muito comum ver as pessoas optando por decorar a sua casa com adesivos de parede. Isso porque além de serem muito mais fáceis de aplicar do que a tinta, eles também oferecem infinitas estampas para escolhermos a que combina mais com a decoração da nossa casa.

Mesmo com toda a praticidade que os adesivos oferecem, é preciso saber exatamente como manuseá-los para ter uma boa aplicação e um resultado bonito e duradouro.

Muitas pessoas acabam confundindo os papéis de parede comuns com os adesivos, no entanto, a versão tradicional necessita da aplicação de cola antes de a decoração ser colocada na parede, o que é totalmente dispensável na opção mais moderna.

É possível perceber que os adesivos de parede são ótimas opções para utilizar em casa, mas que tal saber mais sobre essa decoração tão prática?

 

adesivos-de-parede

 

Vantagens dos adesivos de parede

Os adesivos de parede apresentam diversas vantagens para quem os utiliza, porém, uma das principais é o fato de eles serem muito práticos e não causar tanta bagunça na hora se aplicar ou retirar da parede.

Um dos mais importantes benefícios dos adesivos de parede é o fato deles durarem por até 15 anos quando são bem cuidados.

Além disso, com a chegada dos papéis de parede adesivos no mercado, as pessoas têm precisado cada vez menos contar com mão de obra de especialistas, já que é muito fácil de aplicar esse tipo de decoração.

Problemas causados pela cola usada para prender os papéis de parede tradicionais não são mais preocupações que precisamos ter quando nos referimos aos adesivos, já que eles já possuem a sua própria cola por trás da película protetora.

Outra vantagem do adesivo de parede é que ele pode ser encontrado com diversos tamanhos e estampas, o que facilita muito no momento de encontrar a decoração perfeita para sua casa.

Desvantagens do adesivo de parede

O adesivo de parede não possui muitas desvantagens, mas assim como qualquer outra coisa, ele conta com alguns contras que podem ser bem chatos para algumas pessoas.

A principal das desvantagens é a aplicação do papel de parede, isso porque ele exige que a superfície que será colado esteja de acordo com o indicado, o que pode necessitar de pequenos reparos.

Apesar disso, a parede não precisa estar em perfeito estado, já que o papel também tem como função esconder imperfeições.

Outra desvantagem do papel de parede autoadesivo é que ele não pode ser aplicado em todos os ambientes da casa.

Cômodos que apresentam grande umidade como banheiro e cozinha não são bons locais para colocar os papeis de parede. Isso porque a cola adesiva acaba perdendo suas propriedades quando entra em contato com a água, fazendo com que o papel se descole.

Como escolher o adesivo de parede ideal?

As opções de papel de parede autoadesivos são tantas que às vezes ficamos indecisos no momento de escolher o ideal para cada cômodo que desejamos decorar.

Para ajudar nesse momento, você pode optar por seguir algumas dicas que farão a diferença para você, além de te dar idéias que talvez nem tenha cogitado antes.

Se o local onde o papel de parede será colocado possuir uma grande exposição ao sol, escolha modelos que não sejam sensíveis à luz solar, para que suas cores não desbotem.

Já em ambientes que possuem uma maior circulação de pessoas, como corredores, por exemplo, opte por usar cores mais escuras, para que a sujeira da parede não fique tão evidente.

Lembre-se de sempre optar por estampas que conversem com o restante da decoração do ambiente, para evitar aquela sensação de muita informação em um único lugar, deixando o espaço cansativo visualmente.

No entanto, isso não quer dizer que você não pode ousar e combinar cores e estampas diferentes. Use sempre a sua imaginação e faça com que o papel de parede, assim como o restante da decoração da sua casa, sejam algo que remeta ao seu estilo e gosto.

Quais são os modelos de adesivos de parede encontrados no mercado?

Existem diversos modelos de papéis de parede autoadesivos, o que permite que possamos escolher a melhor opção para nossa casa.

A forma de aplicação dos papéis de parede autoadesivos nunca muda, porém, é possível escolher entre as mais diferentes estampas, buscando combiná-lo com os móveis ou a decoração já presente no cômodo.

Você pode encontrar opções com estampas infantis, animal print, geométricas, florais e lisas. Todas elas com diferentes disposições de imagens e cores variadas para você encontrar a que seja perfeita para sua casa.

Existem também os papéis de parede com estampas que remetem a outros materiais como tijolos, cimento, madeira e até mesmo lousa, que permite que você escreva e desenha nas paredes usando giz escolar.

Como instalar o adesivo de parede?

Apesar de a aplicação do adesivo de parede ser muito simples, é preciso seguir o passo a passo e realizá-lo de forma correta, para evitar futuros problemas com a decoração ou a diminuição da sua vida útil.

Se você não está confiante para fazer esse trabalho, busque o auxilio de um profissional especializado, do qual garantirá a boa aparência do adesivo.

As dicas que iremos apresentar neste tópico podem ser utilizada tanto para adesivos pequenos (que utilizam apenas uma parte da parede), quanto para aqueles que pegam toda a extensão da parede do cômodo.

Antes de qualquer coisa é preciso medir as paredes que receberão o papel para que você compre as medidas corretas e evite que falte ou sobre metros.

Quando todo o papel estiver em mãos, prepare-se para a instalação:

1. Estique o papel no chão e verifique se o “casamento” da estampa entre as emendas do papel está correto. Certifique-se também que não há nenhum tipo de defeito ou imperfeição no papel.

2. Antes de colar o papel na parede, tenha certeza que ela está preparada para recebê-lo, com a superfície limpa, sem umidade ou poeira. Além disso, a parede precisa ter látex ou massa, não é possível aplicar o papel em superfícies de reboco, textura, rejunte ou misturada com cal.

3. Remova todas as tomadas de luz e energia, prateleiras e pregos da parede.

Com tudo preparado, comece a instalação do papel de parede. Você vai precisar de: fita adesiva, estilete e régua.

• Posicione o papel de parede no local exato que ele deve ser fixado, começando pelas pontas.
Prenda a ponta do papel com fita adesiva para que ele fique firme e você tenha as mãos livres para manuseá-lo de forma correta.

• Após posicioná-lo retire um pedaço da película protetora e vá fixando o papel conforme for tirando a proteção.

• As partes que forem coladas devem ser fixadas com a ajuda da régua, para retirar todas as bolhas de ar e impedir que o papel fique cheio de defeitos.

• Quando uma folha acabar, é preciso colocar outra, mas as emendas das estampas precisam ser medidas de forma correta, para impedir que fiquem desconexas e feias. Portanto, certifique-se de realizar essa tarefa com bastante atenção.

• Com todas as folhas do papel fixadas, retire todas as rebarbas e sobras com a ajuda de um estilete. Não devemos rasgar o papel com as mãos, pois isso pode causar avarias no produto.

É muito importante lembrar que a instalação das folhas precisa ser feita no mesmo dia. Isso porque o produto se retrai em alguns milímetros e isso pode ocasionar falhas no alinhamento da estampa se o papel for colocado em dias diferentes.

 

adesivos-de-parede

 

Como fazer a limpeza do adesivo de parede sem danificá-lo?

Muitas pessoas se perguntam se é possível limpar o papel de parede autoadesivo e na verdade, devemos fazer isso!

Isso porque o papel de parede assim como qualquer outro objeto de casa acaba acumulando poeira e impurezas com o passar do tempo.

No entanto, por se tratar de um papel, é precise ter certos cuidados e evitar alguns produtos para que a decoração tenha uma longa vida útil.

Antes de sair molhando e limpando todo o papel, é muito importante saber se ele é lavável, pois se não for, o contato com a água acabará com ele. Neste caso, a limpeza á seco é a mais indicada.

Para realizá-la, basta utilizar um pano seco ou espanador e passar em toda a parede, retirando a poeira. Se houve algum tipo de mancha, utilize borracha escolar de forma delicada para retirá-la.

No caso da limpeza comum, você vai precisar de um detergente neutro, água morna, uma esponja macia e um pano limpo e seco.

Molhe a esponja na água com detergente e faça movimentos suaves e circulares por toda a parede. Mesmo no caso de manchas, não esfregue o papel, mantenha a delicadeza, para que ele não estrague.

Enxágue passando a esponja úmida com água limpa e finalize secando com o pano, continuando a fazer movimentos delicados.

Nunca utilize produtos como álcool, palha de aço, desinfetante, água sanitária ou o lado áspero da esponja, esses itens podem acabar danificando o papel de parede, reduzindo sua vida útil, além de deixá-lo arranhado e sem cor.

Sem Comentários

Faça um Comentário